A peça “Lenda das Yabás”, que tem texto e direção de Fabio Tavares, trabalha com o resgate e preservação da memória de tradições Brasileiras / Africanas, trazendo à tona as lendas das Yabás e uma série de músicas, sambas de rodas e linguagens soterradas pelo tempo. Trata-se de uma forma de promoção e valorização da cultura afro-brasileira, com o intuito de promover ações em prol da igualdade e do combate ao preconceito e a desigualdade que segrega e ainda marginaliza a população negra.
A temática e linguagem utilizadas no espetáculo buscam evidenciar a criação e os meios expressivos do(a) ator(iz), instigando o público a conhecer uma história interessante e rica que faz parte da ancestralidade do povo brasileiro. Isso se dá através dos diálogos diretos criados para humanizar as personagens e captar a atenção absoluta do espectador. A encenação resgata a essência do candomblé através da pesquisa desenvolvida pelo Elenco e estimula um diálogo buscando a reflexão de uma sociedade entre grupos étnicos. Com isso, se abre uma discussão sobre memórias do homem pós-moderno, o qual reflete desejos e influência de seus antepassados e grupos sociais, dentro de um contexto poético e lírico proposto pelo projeto Olubajé, e a Lenda das Yabás. Trata-se da preservação da memória da cultura afro, reafirmação da crença e identidade do povo negro.
Através da ação artística articulada com os debates e parcerias realizadas pelo projeto se tem maior possibilidade de fomentar a manifestação, preservação e luta da cultura afro em Salvador, incentivando assim a geração de outras ações a partir do projeto. Além disso, trata-se de uma forma de despertar a consciência de que o conhecimento ou aprendizado das coisas através do teatro só se dá quando esta se apresenta de forma acessível a todos, atraindo o espectador de todas as partes do Brasil a informações e conhecimentos que meios de mídias e redes de ensino escolar não proporcionam, pois a história do Brasil e de todas as nações do mundo nascem de um mesmo berço África.