top of page
“Não sei, só sei que foi assim!”.png

“Auto da Compadecida”

​​​

Espetáculo “Auto da Compadecida”, da obra de Ariano Suassuna, já conta com doze temporadas na capital baiana, fora apresentações já realizadas fora de Salvador. Confira nossas redes sociais e fique atento para a confirmação da próxima temporada.

Após o sucesso das primeiras temporadas, o espetáculo “Auto da Compadecida”, da obra de Ariano Suassuna, começa a sua maior excursão, sob direção e encenação de Fábio Tavares (“Lenda das Yabás” [2012], “Fé” [2017], “Temporada Final” [2022] e “Navalha na Carne” [2023]). O espetáculo ganhou uma pequena alteração na estrutura do seu roteiro, que inicia pelo fim, ou seja, as personagens já começam mortas, no céu, e a trama se desenrola contando como elas chegaram ali, dando ainda mais amplidão às peripécias dos dois anti-heróis, malandros e mentirosos, João Grilo e Chicó, criados pelo dramaturgo Ariano Suassuna. Isso permite uma dilação no tempo e a criação de situações inusitadas, que estavam contidas no subtexto, e que agora dão mais vida e comicidade a um texto que, por si, já garante boas gargalhadas da plateia. Classificação: Livre.

Produzido pelo Centro Cultural Ensaio, o espetáculo reafirma o compromisso do grupo com a formação de plateia e a difusão do teatro para todas as idades. O elenco é composto por Augusto Barbosa, Freitas Jr, Lara Bitencourt, Juliana Costa, Kaio Britto, Léo Santos, Lucas Teixeira, Muca Ferreira, Pablo de Carvalho e Thales Moreira.

Da Obra de Ariano Suassuna (1).jpg

 “Os Saltimbancos”

​​​

O espetáculo infantil “Os Saltimbancos” volta ao palco em nova montagem do grupo Centro Cultural Ensaio, com apresentações no Teatro Faresi (antigo ISBA), em curta temporada no mês de dezembro. Os horários e datas podem ser conferidos no link ao lado.

Inspirado no conto “Os Músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, e adaptado para o teatro musical por Chico Buarque, “Os Saltimbancos” conta a história de quatro animais — o jumento, o cachorro, a galinha e a gata — que decidem abandonar seus patrões e formar um grupo musical em busca de liberdade e justiça. A montagem aposta em uma encenação vibrante, colorida e repleta de energia, que convida o público a refletir sobre união, coragem e a força da coletividade.

Sob direção de Fábio Tavares (“Lenda das Yabás” [2012], “Fé” [2017], “Temporada Final” [2022] e “Auto da Compadecida” [2024]), a nova versão traz releituras cênicas e musicais, integrando elementos contemporâneos e coreografias dinâmicas. O espetáculo mantém o humor e a leveza característicos da obra, mas amplia o olhar poético e político que consagrou “Os Saltimbancos” como um clássico atemporal do teatro brasileiro. Classificação: Livre.

Produzido pelo Centro Cultural Ensaio, o espetáculo reafirma o compromisso do grupo com a formação de plateia e a difusão do teatro para todas as idades. O elenco é composto por: Natália Britto (Gata), Kilder Passos (Jumento), Thales Moreira (Cachorro), e Juliana Costa (Galinha). E nosso corpo de baile composto por: Alice Suzart, Arthur Celis, Henrique Argollo e Muca Ferreira.

TEATRO FARESI (28).png

“O Beijo no Asfalto”

O espetáculo “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, retorna aos palcos em montagem ousada do Centro Cultural Ensaio. Confira nossas redes sociais e fique atento para a confirmação da próxima temporada.

 

A peça, escrita em 1960, retrata a hipocrisia social e o poder destrutivo da imprensa sensacionalista, a partir de um gesto simples e humano: o beijo que Arandir dá em um homem agonizante após um atropelamento. A partir desse ato, a vida do protagonista se transforma em alvo de suspeitas, julgamentos e escândalos, revelando o lado mais cruel da moral e do preconceito.

Sob direção de Fábio Tavares, a nova encenação parte de uma estrutura fragmentada, com cenas que se sobrepõem e ecoam como lembranças distorcidas, evidenciando a tensão entre verdade e mentira — um tema recorrente na dramaturgia rodrigueana. A montagem busca atualizar o olhar sobre o texto, destacando sua atualidade e força trágica, sem perder o tom ácido e provocador que marca a obra do autor. Classificação: 14 anos.

Produzido pelo Centro Cultural Ensaio, o espetáculo reafirma o compromisso do grupo com a formação de plateia e a difusão do teatro para todas as idades. O elenco é composto por: Arthur Celis, Augusto Barbosa, Freitas Jr, Juliana Costa, Maria Braga, Muntaser Khalil e Natália Britto.

Da Obra de Ariano Suassuna (2).jpg

EM BREVE

O Sol Que Cantava no Bosque.png
bottom of page